Autoria: Letícia Araújo e Mayara Morais

Foto: João Paulo Lacal B. Negreiros

todos da flauc

A UNICAMP sediou nos dias 9 e 10 de novembro o 5º Encontro Anual do Consórcio Universitário Fudan-América Latina (FLAUC, na sigla em inglês). Organizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e pelo Instituto de Economia (IE), o evento  teve como tema “Crescimento sustentável e vulnerabilidade social na América Latina e na China: desafios na era Pós-Pandemia”.

Fundado inicialmente como uma plataforma de comunicação e colaboração entre 15 universidades latino-americanas e a instituição de ensino superior chinesa, o Flauc ganhou seu primeiro evento presencial agora, após quatro edições que, devido ao confinamento imposto pela propagação da covid-19, aconteceram de forma exclusivamente virtual. O encontro, que durou dois dias, abordou as consequências e os efeitos da pandemia nos países integrantes da associação. “A pandemia ampliou nossa consciência sobre as incertezas que podem envolver nosso crescimento e as profundas mudanças por que passamos. Nesse sentido, as universidades de ponta desempenham um papel crucial para pensar as questões relacionadas ao desenvolvimento”, destaca Xu Zheng. O evento contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Confúcio Unicamp.

Na mesa de abertura estiveram presentes o reitor da UNICAMP, Antonio José de Almeida Meirelles; a professora Xu Zheng, vice-presidente executiva da Fudan University; Tian Yuzhen, cônsul-geral adjunto da China em São Paulo; e o professor Célio Hiratuka, diretor do Instituto de Economia.

Segundo o cônsul Tian Yuzhen, a recuperação da América Latina no período pós pandemia é marcada por incertezas, com o aumento da inflação, desemprego e insegurança alimentar. O reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, destacou a satisfação de sediar esse importante evento, que aborda dois grandes desafios para o Brasil: a insegurança alimentar e a sustentabilidade. “Não devemos buscar soluções apenas técnicas mas que diminuam a vulnerabilidade social”, afirmou.

Na sequência, ocorreu a assinatura de um acordo de cooperação acadêmica internacional, visando estreitar as relações entre a UNICAMP e a Fudan University por meio de intercâmbios de docentes, pesquisadores e alunos, além de projetos de pesquisa conjuntos.

assinatura
Reitor da UNICAMP, Antonio José de Almeida Meirelles; e a professora Xu Zheng, vice-presidente executiva da Fudan University, assinando o acordo de cooperação

Após a assinatura do acordo, aconteceram sessões temáticas sobre “Sociedade e cultura” e foi realizada a Assembleia Geral do FLAUC, que contou com a presença da Profa. Maria Luiza Moretti, Coordenadora Geral da UNICAMP; Prof. Bruno De Conti, Diretor do Instituto Confúcio da UNICAMP; além de delegados de vários países da América Latina. Durante a reunião foi anunciado que o próximo encontro será em Buenos Aires, Argentina.

assembleia
Representantes da Unicamp e delegados de países da América Latina na Assembleia Geral do FLAUC

A última atividade do dia 9, foi a palestra “Fighting poverty and food insecurity in Latin America and in China” ministrada pelo Prof. José Francisco Graziano, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a 2019 e pelo Prof. Wang Xiaolin, Vice-Diretor do Instituto de Economia para os Seis Setores da Fudan University e Diretor Executivo do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento de Shanghai (Fudan University), com mediação do Prof. Walter Belik,  do Instituto de Economia da UNICAMP.

graziano
Da direita para a esquerda: Prof. José Francisco Graziano, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a 2019, Prof. Walter Belik, do Instituto de Economia da UNICAMP e Prof. Wang Xiaolin, Vice-Diretor do Instituto de Economia para os Seis Setores da Fudan University e Diretor Executivo do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento de Shanghai (Fudan University)

No último dia do evento (10), ocorreram sessões temáticas sobre “Investimento e comércio”, “Governança, geopolítica e ordem financeira”, e “Pobreza e insegurança alimentar”, além da palestra “China-Global South Relations: Africa and Latin America” ministrada pelo Prof. David Monyae, Professor Associado de Ciência Política e Relações Internacionais e Diretor do Centro de Estudos África-China (CACS) da Universidade de Joanesburgo, África do Sul, e pelo Prof. Juan Pablo Laporte, Professor Titular da Faculdade de Ciências Sociais e Pesquisador do Centro de Estudos Argentina-China (ACSC) da Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com mediação do Prof. Antonio Carlos Diegues, Professor no Instituto de Economia da UNICAMP.

keynotespeaker
Da dirieta para a esquerda: Prof. David Monyae, Professor Associado de Ciência Política e Relações Internacionais e Diretor do Centro de Estudos África-China (CACS) da Universidade de Joanesburgo; Prof. Juan Pablo Laporte, Professor Titular da Faculdade de Ciências Sociais e Pesquisador do Centro de Estudos Argentina-China (ACSC) da Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina e Prof. Antonio Carlos Diegues, Professor no Instituto de Economia da UNICAMP.