Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo e Mayara Morais

Foto: Paula de Sena

Edição de imagem: Letícia Suzane Araújo

A UNICAMP, por meio de sua Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), sediou no dia 7 de novembro, no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes”, o Seminário Estude no Japão, promovido pela Study in Japan Brasil, voltado aos alunos de graduação e pós graduação interessados em realizar intercâmbio no Japão. 

Fundado em 2015 e apoiado pelo Ministério da Educação do Japão – MEXT, o Study in Japan é um projeto sem fins lucrativos e que visa promover oportunidades de estudo no Japão para alunos de todo o mundo. 

Rodrigo Fernandes, do escritório de relações internacionais da Universidade de Tsukuba e coordenador da Study in Japan no Brasil, foi o mediador do evento. Em formato híbrido, o evento contou com a participação de  Akiko Kikuchi, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que ressaltou a importância de se ter uma experiência de intercâmbio, considerando a competitividade do mercado de trabalho e o contexto globalizado. Já Janaina Tiemie, que foi aluna da UNICAMP e está, atualmente, no Japão em um intercâmbio na Universidade de Tsukuba, falou sobre a Associação dos Bolsistas do Governo Japonês (ABMON) e suas oportunidades. 

Representantes de universidades japonesas também foram convidados  e, de forma remota, apresentaram as instituições aos estudantes: Thaís, do escritório de admissão da Sophia University; Leonardo Brescia, da Tokyo University of Foreign Studies (TUFS), e Mauro Mandi, da Kyoto University of Advanced Science (KUAS). 

Rodrigo e Thais
Rodrigo Fernandes, do escritório de relações internacionais da Universidade de Tsukuba e coordenador da Study in Japan no Brasil, foi o mediador do evento; e Thaís, do escritório de admissão da Sophia University, apresentou sua universidade de forma remota

O Dr. Claus Aranha, professor de Ciências da Computação na Universidade de Tsukuba e ex -aluno da UNICAMP, deu uma aula sobre “Introduction to evolutionary computation”. 

Além das universidades, o evento contou com uma apresentação da empresa Sun*, através de seu representante Futoshi Takeuchi, que abordou as oportunidades de trabalho no Japão. Stela Tanaka, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, deu detalhes sobre as bolsas de estudos fornecidas pelo Ministério da Educação do Japão – MEXT,  que abrangem oportunidades nas áreas de pesquisa (para pós-graduação), escola técnica, língua e cultura japonesa, graduação, curso profissionalizante e treinamento para professores. 

Para encerrar, o evento contou com a presença do estudante Rafael D’Avilla Gama, que estudou japonês no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP durante sua graduação em Engenharia Elétrica. Rafael, que foi contemplado por um edital de intercâmbio da DERI em 2017, relatou sua experiência na Universidade de Kumamoto, abordando tanto os aspectos gerais relacionados à mobilidade estudantil quanto informações sobre o custo de vida, hábitos e cultura no Japão. 

Rafael
Rafael D’Avilla Gama, graduado em engenharia elétrica na Unicamp, relatou sua experiência de intercâmbio na Universidade de Kumamoto

No canal do Youtube da Study in Japan Brasil é possível acessar a gravação do evento para mais informações.

Ir para o topo