Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Araújo e Ludmila Pioli

Foto: Paula de Sena

Edição de imagem: EURAXESS

euraxess

A UNICAMP, por meio de sua Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), sediou no dia 6 de novembro, no auditório do Instituto de Computação (IC) o evento “Oportunidades de Mobilidade e Cooperação Científica Brasil-Europa” voltado aos docentes e pesquisadores da Universidade promovido pela Rede Europeia de apoio para pesquisadores EURAXESS. 

Com a presença de representantes europeus de governo, agências de fomento e instituições de pesquisa, a Unicamp recebeu enviados da Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Finlândia, Hungria e Suécia para apresentar suas oportunidades de pesquisa para doutorandos, pós-doutorandos, docentes (em início de carreira ou trajetória consolidada) além de pesquisadores. 

A mesa de abertura contou com a presença da Sra. Charlotte Grawitz, Coordenadora Regional da Euraxess para América Latina e Caribe, do Pró-reitor de Pesquisa da UNICAMP, Prof. Dr. João Marcos Romano e do Assessor para Assuntos Internacionais, Prof. Dr. Alfredo de Melo. Na fala de abertura, os representantes da Unicamp expressaram a satisfação em receber um evento como esse em nossa universidade e reforçaram que, por meio de sua produção científica e tecnológica, a UNICAMP possui historicamente laços duradouros com países europeus, e em especial, com os países representados no encontro. 

O evento teve como objetivo apresentar as principais oportunidades de pesquisa e financiamento dos países europeus voltados à mobilidade de pesquisadores brasileiros e o desenvolvimento de projetos científicos conjuntos. Da mesma forma, o evento pôde propiciar um ambiente de discussão entre a comunidade científica da UNICAMP e os representantes dos países europeus.

Como destaque, Sra. Charlotte Grawitz apresentou o Programa Horizon Europe, programa de fomento à pesquisa e inovação da União Europeia (UE) e seu portal eletrônico, espaço onde pesquisadores podem acessar diversas informações e oportunidades científicas.  

Dentre os representantes europeus, estiveram presente na UNICAMP: Julie Dumont, Adida Científica da Wallonie Bruxelles International, Bélgica; Júlia Morován, Cônsul de Ciência e Tecnologia da Hungria; Nagède Mezie, Adida para Ciência e Tecnologia no Consulado da França; Johanna Kivimäki, Conselheira de Educação Superior e Ciência no Consulado da Finlândia; Cristina Rettenberger, da Agência Austríaca para Educação e Internacionalização (OeAD); Peter Johansson, Vice-Cônsul da Suécia e Cíntia Toth, Coordenadora para Cooperação Científica na DFG, Alemanha. 

No canal do youtube da DERI é possível acessar a gravação do evento para demais informações. As apresentações realizadas pelos representantes europeus estão disponíveis para download aqui.

Ir para o topo