Conteúdo principal Menu principal Rodapé
newsletter DAAD

Programas de Mestrado

Já estão disponíveis os editais dos programas de master do DAAD. Interessados(as) nos programas Helmut Schmidt em Políticas Públicas e Boa Governança e no programa EPOS em Desenvolvimento Sustentável podem consultar a lista de cursos e pré-requisitos de candidatura nas respectivas páginas dos programas. Cada curso tem um processo seletivo e prazo de inscrição próprios, administrados pela universidade alemã. Quase todos os cursos são ministrados em inglês e os(as) contemplados(as) recebem bolsa mensal no valor de 950 euros, passagem aérea, seguro saúde e curso de alemão de integração antes de iniciar o curso de master na Alemanha. No caso do programa EPOS, é exigido o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Para saber mais sobre o programa Helmut Schmidt, acesse aqui. Já para acessar a lista de cursos e prazos do programa EPOS 2025/2026, consulte aqui.  

Fonte: Newsletter DAAD

Viagens para grupos de estudantes

Estão abertas até o dia 01/05/24 as inscrições para o Studienreise, programa do DAAD que financia viagens de grupos de estudantes para conhecer instituições na Alemanha relacionadas à sua área, sob a orientação de um(a) professor(a) universitário(a). Com duração de sete a 12 dias na Alemanha, a viagem deve prever a visita a pelo menos duas universidades alemãs, tours relacionados ao tema de estudo do grupo e encontros informativos. A candidatura precisa ser apresentada por um(a) professor(a) de universidade pública ou reconhecida pelo Estado e pode ter a participação de até 15 estudantes que tenham concluído ao menos um semestre do curso universitário. As viagens devem ser realizadas entre 01.09.2024 e 28.02.2025. Para mais informações acesse aqui.

Fonte: Newsletter DAAD

Probral e Propasp

Estão abertas as inscrições para dois programas de fomento à pesquisa bilateral entre equipes do Brasil e da Alemanha. O tradicional programa Probral (Programa de Pesquisa Brasil-Alemanha), mantido pelo DAAD e pela Capes, recebe as propostas de projetos até o dia 23/05. O edital completo pode ser acessado aqui. Já o Propasp, parceria do DAAD com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), financia projetos conjuntos de pesquisa conduzidos por equipes na Alemanha e no estado de São Paulo. A chamada de 2024 está aberta para submissões de propostas até o dia 20/05. Confira a chamada completa no site da Fapesp. Está previsto ainda em abril o lançamento do Programa Propar (parceria do DAAD com a Fundação Araucária), que financiará projetos de pesquisa entre o Brasil (estado do Paraná) e a Alemanha. Acompanhe as atualizações na página específica do programa. 

Fonte: Newsletter DAAD

Ir para o topo