foto Mayara

Uma delegação representativa da Unicamp, liderada pelo Reitor Prof. Antonio José de Almeida Meirelles, realizou visita à Universidade de Pequim, também conhecida como Peking University (PKU), em 12 de março. A PKU é uma das instituições de ensino superior mais renomadas e prestigiadas da China e do mundo, com uma história que remonta a 1898, quando foi estabelecida como a primeira universidade nacional moderna do país.

Durante a visita à PKU, além do encontro dos membros da comitiva e do Prof. Antonio José de Almeida Meirelles com o vice-presidente da universidade, Sr. FANG Fang, os representantes da Unicamp fizeram um tour pelo campus guiados pelo estudante Li Wutaowen, estudante da Peking University que realizou intercâmbio na Unicamp no segundo semestre de 2023, adotando, durante a estadia no Brasil, o nome de Tiago. Apesar de parecer uma feliz coincidência, a escolha do estudante Li Wutaowen / Tiago como guia para os representantes da Unicamp reforça a relevância e os resultados da longa parceria entre as duas universidades.

Além de manter uma longa parceria com a Unicamp, envolvendo intercâmbio de estudantes e projetos de pesquisa compartilhados, a missão na China visa fortalecer os laços com universidades e instituições chinesas, especialmente em áreas de interesse mútuo para ambas as instituições.

Durante a visita, a comitiva também teve a oportunidade de conhecer o Instituto de Física de Altas Energias da Academia Chinesa de Ciências (IHEP), o maior centro de pesquisa fundamental em física de altas energias na China, bem como a Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), uma organização líder em pesquisa filosófica e social.

Outras visitas realizadas incluíram a Academia de Dança de Pequim, a Universidade de Energia Elétrica do Norte da China e a Beijing Jiaotong University, reconhecida por sua excelência em engenharia e transporte.

A agenda da viagem inclui ainda visitas a outras instituições renomadas, como a Beijing Normal University, China Conservatory of Music, Renmin University of China, New Development Bank, Shanghai Conservatory of Music, Shanghai University, Fudan University e o Fudan Development Institute (FDDI). Este último é uma instituição de pesquisa associada à Universidade Fudan, focada em questões de desenvolvimento econômico, social e global.

Informações detalhadas sobre a viagem e as visitas serão divulgadas após o retorno da delegação de representantes da Unicamp, previsto para a próxima semana.

Veja agora um vídeo produzido pelo @CineSolar e enviado diretamente da China, com imagens da visita à PKU.

No vídeo acima, o Professor Bruno de Conti, Diretor Brasileiro do Instituto Confúcio na Unicamp, fala sobre a parceria da universidade com a Peking University e o também Diretor Chinês do Instituto Confúcio na Unicamp, Prof. Gao Qinxiang, , apresenta “o lago sem nome”. É possível ver ainda o Reitor Prof. Antonio José de Almeida Meirelles e membros da comitiva no encontro com o vice-presidente Sr. FANG Fang, além de fotos oficias para registro. Destaque por fim para o tour pelo campus com o estudante Li Wutaowen / Tiago, aluno da PKU e estudante intercambista na Unicamp.

Participantes da comitiva de viagem para a China:

• Prof. Antonio José de Almeida Meirelles, Reitor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
  • Prof. Rachel Meneguello, Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG)
  • Prof. Osvaldir Pereira Taranto, Diretor Executivo de Assuntos Internacionais da Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI
  • Prof. Rafael de Brito Dias, Assessor de Assuntos Internacionais da Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI
  • Sra. Mayara Ferreira Morais, Oficial de Cooperação Internacional, Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI
  • Prof. Bruno de Conti, Diretor Brasileiro do Instituto Confúcio na Unicamp
  • Prof. Gao Qinxiang, Diretor Chinês do Instituto Confúcio na Unicamp
  • Sr. Diogo Cezar Silva, Assistente Executivo do Instituto Confúcio na Unicamp
  • Prof. Tom Dwyer, Diretor do Centro de Estudos Chineses na Unicamp
  • Prof. Célio Hiratuka, Diretor do Instituto de Economia na Unicamp
  • Prof. Paulo José de Albuquerque, Diretor da Escola de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo na Unicamp