turim
| Autor: Tote Nunes
| Foto: Antoninho Perri
| Edição de imagem: Paulo Cavalheri

Parceiras já tradicionais, a Unicamp e a Universidade de Turim (Itália) iniciaram nesta segunda-feira (9) articulações para a ampliação das ações de colaboração. A pró-reitora de Pesquisa da instituição italiana, Cristina Prandi, foi recebida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles em uma audiência na qual discutiram possibilidades de parcerias em áreas como as de desenvolvimento econômico,  administração, nas áreas de engenharia de materiais e engenharia agrícola, além de ações no setor de saúde e neurociência.

O foco de eventuais parcerias, no entanto, guarda uma particularidade: as duas instituições pretendem privilegiar projetos que exijam ações inovadoras na área da sustentabilidade.

De acordo com Meirelles, assim como a Unicamp investe hoje na criação do HIDS (HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável ) – o distrito inteligente que pretende reunir, em um mesmo espaço, empresas de tecnologia e inovação, com soluções urbanísticas ambientalmente adequadas – a universidade italiana conta com um projeto similar – chamado de Butterfly Projects.

Meirelles diz que a parceria entre as instituições existe já há muitos anos, mas em iniciativas pontuais e em projetos específicos, um quadro que, segundo ele, pode mudar. “O que eu sinto agora é que estamos em um momento diferente, porque as agendas das duas universidades são muito parecidas”, diz.

“A agenda da sustentabilidade e do desenvolvimento da inovação, hoje, é uma agenda importante para os dois países e também para as duas universidades. Portanto, acho que hoje vivemos um outro momento. Tanto é, que essa reunião entre as duas universidades, ocorreu com a presença do consulado italiano”, conta o reitor. “Isso é sintoma de uma vontade de estreitar laços e de que esses laços tenham impacto econômico, a partir da geração de conhecimento e da transformação de pesquisas em produtos e serviços para a população”, acredita.

LO reitor explicou que grande parte da reunião teve como foco a troca de informações sobre os projetos HIDS e Butterfly. “Trabalhar forte com a inovação, estreitando relações com empresas e se envolvendo com os objetivos do desenvolvimento sustentável, é algo que está unindo as duas universidades”, finaliza o reitor.

“A visita da Universidade de Turim a Campinas tem como objetivo a troca de ideias sobre pesquisas conjuntas, sobre a possibilidade de criar campos no qual empresas e universidades possam trabalhar juntas com a ideia da sustentabilidade, da inovação e da pesquisa, com as novas fronteiras da sustentabilidade”, disse Monica Faggionato, do Consulado Geral da Itália em São Paulo, que participou do encontro.

“A missão institucional do consulado é criar essa ponte entre as duas instituições. Os dois níveis de pesquisadores estão conversando para achar um terreno comum no qual fazer pesquisas e talvez, promover trocas de pesquisadores”, acrescentou. O cônsul honorário da Itália em Campinas, Francesco Picciallo, também participou do encontro. A delegação italiana contava ainda com mais seis integrantes.

“A Universidade de Turim é uma parceira de longa data da Unicamp, com projetos colaborativos de pesquisa, além de intercâmbio de estudantes e docentes. E essa visita é uma espécie de reconhecimento da importância dessa parceria”, disse o professor Rafael Dias, assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp – órgão organizador do encontro.

“A Unicamp tem muito interesse em estreitar esses laços e hoje a gente identificou algumas áreas de colaboração. Do ponto de vista de uma colaboração mais institucional, o exemplo apresentado aqui foi essa possibilidade de conectar duas iniciativas similares, que são o HIDS e o Butterfly Project –- uma área para o desenvolvimento e um distrito sustentável de inovações, –- e acho que aí, a gente pode colaborar para trocar conhecimentos e perspectivas e buscar novas coisas juntos”, finalizou.

Também participaram do encontro, o professor Marcelo Brocchi e a assistente para cooperação internacional da Deri, Ludmila Pioli.

Postagem original: Portal da UNICAMP