Procedimentos durante e após o retorno do intercâmbio

Como prorrogar o meu intercâmbio?

O procedimento para isto pode ser encontrado no item 2 na página Acompanhamento. Não é garantido ao estudante, porém, que esta prorrogação será possível, já que depende da autorização da coordenação de curso e disponibilidade de vagas.

Como conseguir uma assinatura da DERI ou da Coordenação do meu curso estando longe do Campus?

Entre em contato por email sobre os procedimentos. Muitas vezes, a vinda ao Campus pode ser evitada com o procedimento da assinatura digital.

O que fazer ao retornar do intercâmbio?

O estudante deve seguir as orientações descritas em Retorno-Validação para saber os procedimentos de matrícula, aproveitamento de matérias e cálculo de notas.

Como é processo de aproveitamento dos créditos e disciplinas?

O aproveitamento de créditos e disciplinas cursadas no exterior segue o descrito na página da DAC, que pode ser acessada clicando aqui. Lá há informações sobre os documentos necessários e para quem e quando devem ser apresentados.

A DERI não interfere neste processo, que fica a cargo da Coordenação de Curso e da DAC.

O mesmo se aplica para o aproveitamento de estágios no exterior. Recomendamos que o aluno se informe sobre esta possibilidade junto ao SAE e à Unidade antes do início da atividade.

Como fazer prestação de contas de uma bolsa que recebi para o intercâmbio?

Cada bolsa ou auxílio financeiro tem regras e procedimentos específicos para a prestação de contas. Estas regras são informadas, geralmente, desde o início, ainda no edital. Porém, caso você tenha dúvidas ou não se lembre, entre em contato com a mesma pessoa ou instituição que te deu as instruções para o recebimento da bolsa e peça novamente os procedimentos adequados para o seu caso. De qualquer modo, os documentos mais comuns que são solicitados na prestação de contas são: Cartões de embarque; Relatórios de atividades; Declaração da Instituição Estrangeira; Formulário de prestação de contas; Relatório de intercâmbio.