DERI

INSCRIÇÃO, APROVAÇÃO E AFASTAMENTO

Requisitos

Na data do encerramento das inscrições do edital pretendido, o estudante deverá possuir os seguintes requisitos acadêmicos, fornecidos pela Diretoria Acadêmica (DAC) e referentes ao seu curso e habilitação atuais (os constantes no histórico escolar):

1. Coeficiente de Progressão (CP) entre 0.35 e 0.80
2. Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) positivo
3. No máximo 12 (doze) créditos de reprovação
4. O estudante já contemplado por editais da DERI não poderá concorrer em novos editais de intercâmbio ou de atividades culturais publicados nos dois semestres seguintes, contados a partir do término do período de intercâmbio
5. O estudante deve, no mínimo, possuir conhecimento intermediário (nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas) do idioma de instrução da universidade de destino, a ser atestado da forma descrita no edital. Caso a universidade de destino exija um nível mais alto ou mais baixo de proficiência e/ou exija algum teste de proficiência específico, isto estará descrito no edital e deverá ser atendido pelo estudante.
  • Considera-se inelegível o estudante que, em edital anterior gerido pela DERI, haja desistido de seu intercâmbio depois de sua nomeação à universidade de destino.

  • Caso o estudante seja selecionado pelo edital, nomeado para a Universidade de destino e posteriormente aceito, deverá fazer seu afastamento por motivo de intercâmbio junto à DAC, conforme instruções e procedimentos vigentes à época.

Inscrição

A inscrição para os Editais Abertos deve ser feita apenas no portal da DAC, através do SIGA. O estudante deve procurar no menu Intercâmbio > Inscrição em Processos seletivos o Edital em que deseja se inscrever e fornecer as informações solicitadas no Edital.

Para mais informações, acesse Tutorial Estudantes

Caso tenha dúvidas, acesse nossa FAQ

Aprovação

O resultado final será divulgado no portal da DAC (no mesmo local da inscrição) na data especificada no cronograma do edital de interesse. Idealmente, publicamos também na página Editais Encerrados, mas isso pode não ocorrer no mesmo dia da data especificada.

Atenção

  • Em casos específicos, o edital pode listar critérios diferentes destes. Porém, caso não haja menção no edital de alguma excepcionalidade, estes serão os critérios considerados. Estudantes fora deste padrão serão considerados inelegíveis.
  • Os estudantes conseguem acessar todos os editais abertos, porém, podem se inscrever apenas em editais para os quais possuem todos os requisitos informados pelo coordenador do Edital.
  • A aprovação no processo seletivo da UNICAMP não garante o intercâmbio do estudante. A aprovação final do candidato caberá exclusivamente à universidade de destino.

Afastamento (trancamento) por intercâmbio de graduação

Procedimento para trancamento

  • Estudantes contemplados em editais geridos pela DERI ou pelas unidades de ensino a partir do ano de 2021 terão a afastamento por intercâmbio realizado automaticamente pelo sistema SIGA após o envio da documentação necessária e nos prazos estipulados pela DAC. 

Os documentos obrigatórios para formalizar o afastamento por intercâmbio são: 

  • Plano de Estudos – com as disciplinas a serem cursadas durante o intercâmbio, assinado pela coordenação do curso do estudante;
  • Termo de Intercâmbio / Carta de Aceitação – emitido(a) pela universidade de origem (universidade estrangeira) ;
  • Seguro-saúde – com cobertura médica, hospitalar e repatriação para todo o período do intercâmbio.

Estudantes contemplados em editais que não foram gerenciados via sistema SIGA e que precisem realizar afastamento ou prorrogação do intercâmbio devem entrar em contato com o coordenador / responsável pelo edital. Este solicitará o afastamento via ofício diretamente à Diretoria Acadêmica (DAC). 

Prorrogação do intercâmbio 
Uma vez que a funcionalidade de prorrogação do intercâmbio pelo sistema SIGA ainda não está disponível, estudantes contemplados em editais geridos pela DERI e que desejam prorrogar o intercâmbio por mais um semestre devem entrar em contato com o responsável pelo edital, enviando, para tanto: 
  • documento ou e-mail que comprove a autorização da universidade estrangeira para prorrogação do intercâmbio; 
  • documento ou e-mail que comprove a autorização da coordenação do curso em que o(a) estudante está matriculado(a) na UNICAMP, autorizando a prorrogação do intercâmbio. 

IMPORTANTE: A DERI somente fará uma nova nomeação caso a prorrogação não interfira no número de vagas acordado no convênio com a universidade estrangeira e caso tais vagas não venham a ser utilizadas em editais futuros. Assim, ainda que a universidade estrangeira e/ou a coordenação do curso autorizem a prorrogação do intercâmbio, em caso de indisponibilidade de vagas e/ou no caso das vagas terem sido previstas em editais a serem abertos posteriormente, a DERI não fará a nomeação do(a) estudante, que poderá continuar o intercâmbio na universidade estrangeira como estudante free mover