DERI

ERASMUS +

O que é o Erasmus+ ?

O Erasmus+ é um programa europeu que tem como objetivo geral apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e nos países em que se situam às universidades parceiras. A Comissão Europeia é a responsável máxima pela execução do Programa Erasmus+, bem como quem gere o orçamento e define as prioridades, as metas e os critérios do Programa.

Os projetos Erasmus+ são apresentados e geridos pelas organizações participantes e, como regra geral, estas devem estar estabelecidas num Estado-Membro da UE ou país terceiro associado ao Programa. Se um projeto for selecionado, a organização candidata torna-se beneficiária de uma subvenção Erasmus+. Os beneficiários então assinam uma convenção de subvenção que os habilita a receber apoio financeiro para a realização do respectivo projeto. Tais projetos aprovados dão origem a diversos subprogramas, mas os que despertam mais interesse são os de mobilidade estudantil e de docentes. 

Mas onde a Unicamp entra no Programa Erasmus+? 

Em especial os docentes, mas também secretarias de cursos e a DERI, podem ser procurados por instituições europeias em dois momentos: 

Primeiro quando estão abertas as chamadas para candidatura de projetos a serem beneficiados pelos subsídios do programa. Caso isso aconteça, normalmente é solicitado que se preencha um formulário com informações padrões que serão incluídas nos documentos da candidatura da instituição estrangeira. 

Acesse aqui um modelo com as principais respostas que podem ser usadas para o preenchimento do formulário. 

O segundo momento é para formalizar a parceria com a Unicamp no programa. Tais participações devem ser viabilizadas através de um acordo Interinstitucional e a assinatura do acordo, no âmbito da Unicamp, segue o  trâmite normal de acordos, devendo ser formalizado pelo professor ou unidade de ensino convidados pelo parceiro europeu. 

Saiba Mais

Estados-Membros da UE e países terceiros associados ao Programa (podem participar de todas as ações do Programa Erasmus+) 

Fonte: Erasmus+ Guia do Programa 2022 – versão em Português (de Portugal) disponível em https://erasmus-plus.ec.europa.eu/document/erasmus-programme-guide-2022 Acesso em 08.Abr.2022

AÇÕES-CHAVE DO PROGRAMA ERASMUS +: 

  • AÇÕES-CHAVE 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  • AÇÃO-CHAVE 2: Cooperação Entre Organizações E Instituições  
  • AÇÃO-CHAVE 3: Apoio Ao Desenvolvimento De Políticas E À Cooperação 
  • Ações Jean Monnet

MAIS INFORMAÇÕES

Código de Identificação do Participante (PIC): 999550857 

Identificação da Organização (OID): E10207744