Seleção e Resultado – Parâmetros e Divulgação

Quais são os critérios de seleção?

1. Coeficiente de Progressão (CP) entre 0.35 e 0.80
2. Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) positivo
3. No máximo 12 (doze) créditos de reprovação
4. O estudante já contemplado por editais da DERI não poderá concorrer em novos editais de intercâmbio ou de atividades culturais publicados nos dois semestres seguintes, contados a partir do término do período de intercâmbio
5. O estudante deve, no mínimo, possuir conhecimento intermediário (nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas) do idioma de instrução da universidade de destino, a ser atestado da forma descrita no edital. Caso a universidade de destino exija um nível mais alto ou mais baixo de proficiência e/ou exija algum teste de proficiência específico, isto estará descrito no edital e deverá ser atendido pelo estudante.

Como é a divulgação do resultado?

Nos editais geridos pela DERI os resultados são divulgados na mesma página em que consta o respectivo Edital. Os nomes dos selecionados são divulgados em ordem alfabética juntamente com os dos suplentes (caso existam) em ordem classificatória. O resultado individual da seleção poderá ser conferido pelo estudante no sistema SIGA, na área de inscrições. Estudantes indeferidos terão acesso ao motivo do indeferimento consultando o sistema SIGA na área de inscrições.

Para editais não geridos pela DERI, o estudante poderá consultar o resultado acessando o sistema SIGA, na área de inscrições. Fica a critério do responsável pelo Edital outras formas de divulgação do resultado, não sendo de responsabilidade da DERI tal divulgação, a menos que o responsável solicite a divulgação em nosso site.

Obs: Para Editais de Pós-Graduação os suplentes não serão divulgados, devendo os inscritos se informarem em suas respectivas secretarias.

Caso eu não seja selecionado em um edital, posso entrar com recurso?

Apenas nos casos em que o edital contempla a fase de Recurso. Neste caso, o estudante encontrará no email e /ou no sistema as orientações para solicitação. Mas atenção, porque nem todos os editais permitem recurso. Caso você tenha sua inscrição indeferida e o edital não permita recurso, não será mais possível a sua participação naquele edital.

Caso eu não confirme interesse em um edital específico no período determinado, o que acontece com minha inscrição?

O estudante que não confirmar interesse em um edital para o qual foi selecionado dentro do prazo estipulado para confirmação estará automaticamente eliminado do processo, não podendo, portanto, ser contemplado e nomeado para o intercâmbio. Por isso, quando estiver participando de um edital de seleção, fique atento(a) ao cronograma do edital e ao seu email, onde receberá todas as informações e comunicações necessárias.

Caso eu desista de participar de um edital em que me inscrevi, ainda posso participar de outros editais?

Se você desistir de um edital ainda na fase de seleção, você poderá continuar participando dos outros editais para o qual se inscreveu. Entretanto, lembre-se que existe a possibilidade de não ser contemplado, pois a seleção depende dos requisitos obrigatórios e do número de vagas oferecidas, considerando que a concorrência (número de estudantes inscritos) costuma ser grande. Então pense bem antes de decidir desistir de um edital para o qual você foi selecionado. #ficaadica

Há alguma penalidade se eu desistir do intercâmbio depois de ser selecionado?

Se você desistir do intercâmbio ainda durante o processo de seleção, antes da nomeação junto à universidade de ensino estrangeira, você não sofrerá qualquer penalidade pela desistência. Porém, se você desistir após o encerramento do processo de seleção e /ou após a nomeação para a universidade de destino, você poderá sofrer penalidades, como não participar de novos editais por um dado período. Isso porque, ao ser selecionado e/ou nomeado, você utilizou uma vaga prevista e, desistindo do intercâmbio, essa vaga não poderá mais ser remanejada. Ah, e a decisão deve ser repensada mais de uma vez caso você tenha sido contemplado com bolsa de intercâmbio, pois, em caso de desistência, é bem provável que o valor da bolsa precise ser devolvido integralmente. #ficaadica