No último dia 24 de abril a Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI) recebeu a Responsável pela Relação de Candidatos Internacionais da CESI École d’Ingénieurs (França), Sra. Natália Monteiro Batista, para dialogar sobre perspectivas de mobilidade estudantil. Com a presença do Prof. Dr. José Gilberto Dalfré Filho da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FECFAU), e da Assistente de Cooperação Internacional, Ludmila Pioli, a DERI atuou no apoio da abertura de estratégias para a promoção de convênio para Duplo Diploma entre as instituições francesa e brasileira. A reunião contou ainda com a presença da Assistente Técnica de Extensão da FECFAU, Sra. Marina Colaço, que apoiou tecnicamente na condução das negociações.

Com um novo Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional próximo à formalização, as duas instituições procuraram estreitar laços a fim de materializar as parcerias de ensino e pesquisa.

CESI

A CESI promoveu ainda um encontro para estudantes da FECFAU onde pôde apresentar oportunidades de mobilidade nas áreas de engenharias (por meio de intercâmbio “free mover” – ou “mobilidade autônoma”, e mobilidade com nomeação via Editais da Unicamp). A palestrante em sua fala enfatizou os espaços da instituição francesa, explorou as diversas oportunidades de mobilidade nas mais de 20 cidades onde a instituição possui campi além de ressaltar os impactos positivos na vida e na carreira dos estudantes de ambas as instituições. Os estudantes da FECFAU manifestaram que vem se preparando para mobilidades para a França (com dedicação ao idioma francês, por exemplo), o que foi recebido de forma positiva pela palestrante devido aos pré-requisitos de idiomas dos processos seletivos e dos desafios inerentes à adaptação durante a mobilidade na França.

palestra FECFAU

Além da palestra da CESI, a FECFAU também promoveu uma apresentação da instituição francesa EPF – École d’ingénieurs (anteriormente École polytechnique féminine) que contou com a participação remota da Sra. Cécile Carnoy, que apresentou as oportunidades de mobilidade dessa instituição, e do estudante graduado pela FECFAU, Felipe Pioli, que prestou relatos sobre suas experiências na EPF na França.

A Diretoria da FECFAU também recebeu a represente da CESI na visita do dia 24. No dia 25 de abril, CESI esteve representada na feira de intercâmbios “Study in Europe – Road Show” promovida pela agência francesa Campus France.

Para mais informações sobre a CESI, acesse https://www.cesi.fr/ , e sobre a EPF, acesse https://www.epf.fr/en