Texas Tech

Em uma iniciativa voltada para fortalecer a cooperação acadêmica e impulsionar a excelência na pesquisa, representantes-chave da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberam o professor Dr. Clifford Fedler, do Departamento de Engenharia Civil e Florestal da Texas Tech, situada em Lubbock / Texas, nos Estados Unidos, para discutir programas conjuntos de pós-graduação e oportunidades de colaboração em pesquisa.

O encontro ocorreu no Restaurante CPV, localizado na Cidade Universitária da Unicamp, onde figuras proeminentes da instituição, incluindo o Dr. Alfredo Cesar Barbosa de Melo, Assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), o Prof. Dr. Ariovaldo José da Silva, Diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), o Prof. Dr. Arnaldo Cesar da Silva Walter, Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o Prof. Dr. Dirceu Noriler, Diretor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), a Profa. Dr. Katia Lucchesi Cavalca Dedini, Vice-Diretora da FEM, e o Prof. Dr. Luis Cortez, da FEAGRI, se reuniram ao professor Clifford Fedler para trocar ideias e explorar oportunidades de colaboração.

Durante o almoço, os participantes discutiram ativamente sobre a possibilidade de estabelecer programas conjuntos de pós-graduação, visando oferecer oportunidades de estudo mais amplas e aprofundadas para os alunos, além de promover a internacionalização da Unicamp. A importância de parcerias internacionais estratégicas foi destacada como uma maneira de expandir horizontes acadêmicos e promover a diversidade cultural.

Após o almoço, a discussão continuou no escritório da DERI, onde os representantes da Unicamp e da Texas Tech se juntaram a outros coordenadores de cursos de pós-graduação, como o Prof. Dr. Tiago Zenker Gireli, Coordenador de Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), o Prof. Dr. Luiz Fernando Bittencourt, Coordenador de Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Computação (IC), a Profa. Dr. Liliana Oliveira Rocha, Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e o Prof. Dr. Douglas Galvão, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW).

Os objetivos do encontro foram claros: explorar maneiras de fortalecer a colaboração em pesquisa entre as instituições, identificar áreas de interesse mútuo e promover o intercâmbio de conhecimento e experiência entre os pesquisadores. Através dessas discussões produtivas, a Unicamp busca reforçar sua posição como líder em inovação e excelência acadêmica, promovendo parcerias estratégicas que transcendem fronteiras geográficas e disciplinares.