DERI

ESTUDANTE INTERCAMBISTA PARA ESTÁGIO / PESQUISA

Estudantes de Instituições de Ensino Superior de outros países podem vir à Unicamp para realizar estágio em laboratório ou parte de sua pesquisa junto com professores da Universidade. Nessa modalidade, o estudante pode ser de Instituições parceiras da Unicamp ou não, a única diferença está nos documentos exigidos para registro. 

O estudante deverá entrar em contato com o(a) docente com quem pretende realizar o estágio ou a pesquisa para manifestar interesse e acertar detalhes como atividades a serem desenvolvidas, datas da estadia na Unicamp, entre  outros. 

Atenção

O procedimento de inscrição e acompanhamento do estudante durante o período de permanência na Unicamp é de responsabilidade do docente ou instituto / faculdade que irá recebê-lo, não dependendo de aprovação ou intermediação da Deri.

Documentos necessários

Se o estágio/pesquisa for de nível de Graduação, a Unidade deverá encaminhar à DAC:

  • Ofício endereçado à DAC-DIA, solicitando a matrícula e informando à Instituição de origem do estudante
  • Formulário de Inclusão de Disciplina de Intercâmbio
  • Formulário de Inscrição Disciplina II
  • Formulário CA12 Carga Didática (caso haja mais de um docente responsável pela disciplina)
  • Programa da disciplina, descrevendo as atividades a serem desenvolvidas pelo estudante
  • Termo de compromisso assinado
  • Histórico Escolar atualizado da Instituição de origem (caso a Instituição não seja parceira da Unicamp)
  • Atestado de Matrícula atualizado da Instituição de origem (caso a Instituição não seja parceira da Unicamp)
  • Carta de Aptidão para Matrícula emitida pelo Atendimento da DAC (caso o estudante seja estrangeiro e sua estadia na Unicamp seja maior que 90 dias)

Se o estágio/pesquisa for de nível de Pós-Graduação, a Unidade deverá encaminhar à DAC:

Procedimento

Ao chegar na Unicamp, o estudante deverá comparecer à Unidade de ensino em que realizará o estágio ou pesquisa para assinar os documentos necessários e receber as orientações iniciais. 

No caso de estudante brasileiro ou estrangeiro com estada na Unicamp de até 90 dias, a Unidade encaminhará os documentos listados acima à DAC. 

Em caso de estrangeiro cuja estadia na Unicamp seja superior a 90 dias, o estudante deverá comparecer, após apresentar-se na Unidade de ensino, no Atendimento da DAC com cópia simples acompanhada dos originais dos seguintes documentos:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal 

A orientação é que o estudante já traga o ofício e os formulários preenchidos pela Unidade no momento em que comparecer à DAC, dessa forma o processo é mais ágil. 

No caso de documentos emitidos por Instituições sediadas no exterior, os documentos devem estar legalizados e acompanhados de tradução juramentada. 

Resultado

Após a conclusão de seu registro, o estudante receberá um e-mail da DAC com seu número de registro de aluno (RA) e a senha para utilizar a Wi-Fi Eduroam.

Para mais informações, acesse o site da Diretoria Acadêmica.