Programa de bolsas de estudo parciais do governo Húngaro, o Stipendium Hungaricum

Estão abertas as inscrições para o maior programa de bolsas de estudo parciais do governo Húngaro, o Stipendium Hungaricum. Há cursos oferecidos em diversas áreas do conhecimento para alunos estrangeiros de graduação (inclusive de intercâmbio), mestrado e doutorado. Grande parte dos cursos é oferecida em inglês, mas há também cursos em francês, alemão e, claro, húngaro.

A candidatura e consultas aos programas é feita pelo próprio estudante, sem intermédio ou nomeação por parte da Unicamp. Após a candidatura online, a seleção é feita pelo sending partner/parceiro nacional remetente. No caso do Brasil, este parceiro é o MEC, que delegou para a CAPES a seleção. Quando acabarem as inscrições, a CAPES analisará sua candidatura e lhe pedirá mais detalhes. Portanto, não é necessário se preocupar com esta parte por enquanto.

É possível que, após a nomeação por parte da CAPES, a universidade de destino solicite alguma validação de notas e certificados. Fora isso, a Unicamp não tem qualquer participação ou influência na seleção do programa.

Os detalhes podem ser encontrados no site do programa – https://stipendiumhungaricum.hu/ – e nos documentos disponíveis nesta página. Mas fique atento, as inscrições se encerram em 16 de janeiro de 2021.

Boa sorte!