DERI

Informações Gerais

A Unicamp possui convênio com diversas universidades estrangeiras e tais convênios podem ser geridos tanto pela Deri quanto por docentes alocados nas unidades de ensino (que são as faculdades e institutos da Unicamp). As vagas de intercâmbio são negociadas entre os responsáveis pelo convênio na Unicamp e as universidades estrangeiras e são oferecidas por meio de editais de seleção. Mas é importante saber que, o fato da Unicamp possuir um acordo, ainda que com a previsão de intercâmbio, não garante que existam vagas disponíveis. 

Atualmente são oferecidos dois tipos de editais: 

  • Editais geridos pela Deri – as vagas são negociadas pelos funcionários da DERI, que também lançam os editais e fazem a seleção segundo critérios estabelecidos pela própria DERI, além dos exigidos pela universidade de destino. Todo o processo é feito pelo sistema SIGA. O período de intercâmbio normalmente é de um semestre, podendo ser prorrogado por igual período e podem participar dos editais da Deri estudantes que já tenham  cumprido entre 30% e 80% do curso. Para mais informações, acesse Inscrição, Aprovação e Afastamento. 
  • Editais de Duplo Diploma – são geridos pelos docentes responsáveis pelo convênio com a universidade estrangeira e que estão alocados nas unidades de ensino da Unicamp.  A maior parte dos programas são para graduação e têm como parceiros universidades na Itália e, principalmente, na França. Os requisitos de participação são definidos pelos responsáveis pelo edital, e o processo pode ser realizado pelo sistema SIGA ou por outros meios de preferência do docente responsável. O período de afastamento normalmente é de quatro semestres e a maioria dos editais oferecidos são para estudantes das engenharias. 

Para saber quais editais estão disponíveis para inscrição, tanto os geridos pela Deri quanto pelos docentes, recomendamos que o estudante acesse a página Editais em nosso site, além de nossas redes sociais. 

A Deri procura oferecer bolsas de intercâmbio para os estudantes contemplados (selecionados) por cada edital, mas elas dependem da quantidade de recursos oferecidos pelo Banco Santander, principal financiador dos editais geridos pela DERI. Infelizmente a quantidade de bolsas oferecidas é limitada e, por isso, podem ser lançados editais sem previsão de concessão de bolsas.

Atenção

A DERI NÃO faz nomeação de estudantes free movers, isto é, estudantes que não foram selecionados em editais gerenciados pela DERI e/ou que realizarão o intercâmbio por "conta própria", ainda que tenham feito o contato e atendido todos os procedimentos para candidatura da universidade de destino.  Nestes casos, ainda que a universidade de destino tenha convênio com a UNICAMP e solicite a nomeação do estudante, ressaltamos que a DERI NÃO fará a nomeação de estudantes que não tenham sido selecionados em editais gerenciados pela DERI.