Acompanhamento do intercâmbio

1. Evolução dos Estudos

Ao retornar do seu intercâmbio o aluno deverá solicitar que as disciplinas que cursou no exterior sejam avaliadas pela Unicamp. Para que isto seja possível, é fundamental que os seguintes documentos sejam depositados na seção Internacionalização <Evolução> no portal da DAC*:

  •  Plano de Estudos, assinado pelo aluno e pelo seu Coordenador de Graduação, que inclua todas as disciplinas que o aluno planeja realizar ao longo do próximo termo acadêmico do seu intercâmbio (disponível em Formulários );
  •  Histórico Escolar da universidade onde está realizando o intercâmbio, assinado e chancelado pela universidade;
  •  Ementas das disciplinas cursadas no item anterior;
  •  Seguro saúde, cobrindo todo o período até o final do intercâmbio, se já não tiver disponibilizado;
  *Sugerimos que o alunos deposite os documentos acima ao final de cada semestre acadêmico no exterior. Isso facilita este processo de avaliação.

2. Prorrogação do Intercâmbio

Para prorrogar o seu intercâmbio, o aluno precisa assinar, escanear e enviar à coordenação do seu curso o Formulário de Prorrogação de Intercâmbio (disponível em Formulários ). Após a assinatura do Coordenador de Graduação, o formulário deverá ser escaneado e enviado ao aluno por e-mail.

Após receber o formulário assinado pelo Coordenador de seu Curso, o aluno deverá enviá-lo anexo para o e-mail mobilidade_estudantil@reitoria.unicamp.br e também depositá-lo na seção Internacionalização <Evolução> da sua área no portal da DAC, junto com  os seguintes documentos:

  •  Formulário de Prorrogação de Intercâmbio Disponível em Formulários ,  deve conter o período em que está sendo solicitada a extensão. Deve também ser assinado pelo aluno e Coordenador de Graduação. Este documento autoriza a Unicamp a prorrogar o afastamento (trancamento) pelo período da extensão.
  •  Carta de Aceite da Universidade (deve ser anexado onde aparece “Formulário de Extensão de Intercâmbio “) Esta carta deve estar assinada pela universidade no exterior e deve ainda indicar claramente todo o período em que o aluno já participou do programa, bem como o período pelo qual a extensão está sendo solicitada e a razão para isto.
  •  Seguro saúde que inclui o período de extensão (deve ser anexado junto com o “Formulário de Extensão de Intercâmbio “). Caso não consiga, anexe com outro nome e nos avise no corpo da mensagem solicitada abaixo (ao fim desta tabela).
  •  Plano de Estudos (disponível em Formulários – utilizar o mesmo modelo/template da inscrição ou modelo da própria universidade de destino), assinado pelo aluno e pelo seu Coordenador de Graduação, que inclua todas as disciplinas que o aluno planeja realizar ao longo da extensão;

Após depositar todos os documentos acima, o aluno deve enviar um email com o assunto “Prorrogação de Intercâmbio” para  o email 

O corpo do email deve trazer o seguinte texto: “Eu, <nome> , RA nº <número>, selecionado no Edital nº <número>, solicito prorrogação do meu programa de intercâmbio. Informo ainda que todos os documento necessários foram depositados no portal da DAC na data <colocar a data>, inclusive o formulário de prorrogação assinado, anexo aqui. ”

3. Desistência antes da Efetivação do Trancamento

Neste momento você ainda não teve o seu trancamento efetivado. Assim sendo, vá ao portal de internacionalização da DAC, selecione a inscrição que pretende desistir, preencha o campo dando uma explicação do porque está desistindo e  clique no botão .

Para comunicar o seu pedido de desistência, você deve enviar o seguinte e-mail para o endereço (Assunto: Desistência de Intercâmbio): “Eu, , RA nº <número>, Edital nº <número> solicito a desistência do meu programa de intercâmbio”.

4. Interrupção do Intercâmbio

Neste caso, note que você já está formalmente em intercâmbio. Portanto você precisa estar ciente das consequências desta decisão. Para solicitar a interrupção você precisará depositar na seção Internacionalização <Evolução> da sua área no portal da DAC os seguintes documentos:

  •  Formulário de Interrupção do Intercâmbio (disponível em Formulários );
  •  Carta assinada pela universidade no exterior em que ela diz estar ciente de que o aluno desistiu do programa;

A DERI, analisará o seu pedido, e se necessário, entrará em contato solicitando esclarecimentos.

Para comunicar o seu pedido de interrupção, aluno deve enviar o seguinte e-mail para o endereço (Assunto: Interrupção de Intercâmbio): “Eu, , RA nº <número>, Edital nº <número> solicito a interrupção do meu programa de intercâmbio. Informo ainda que todos os documento necessários já foram depositados no portal da DAC”.