Como fazer um intercâmbio para Universidades com ou sem acordo com a DERI?

***Atenção: devido às restrições por conta da Pandemia, a DERI não abrirá editais e não fará nomeações de alunos até setembro de 2021, conforme descrito na Portaria Interna DERI 002/2021.***

Para realizar um intercâmbio dentro de um acordo ente universidades gerenciado pela DERI, o aluno deve verificar se possui os requisitos em nossa página Inscrição e Aprovação.

Possuindo estes requisitos, o aluno deve verificar se há edital aberto para a universidade desejada em nossa página de Editais. Lá estarão descritos todos os procedimentos. Para estas universidades, somente nomearemos alunos que tenham sido selecionados por editais.

Se você pretende ir para uma universidade com a qual não temos acordo, o contato, o processo de candidatura e o afastamento devem ser todos feitos por você. Neste caso, você também seria um aluno que chamamos de free-mover. Os contatos e procedimentos para candidatura podem ser encontrados na página da universidade.

Veja aqui algumas universidades com as quais temos convênio. Sugerimos filtrar sua busca por “intercâmbio”, já que grande parte dos acordos são apenas para pesquisa ou acordos gerais e não contemplam intercâmbio. Estamos reformulando a forma de consulta a convênios, por isto este sistema não está mais sendo alimentado. Pode, portanto, servir de guia, mas não é uma lista exaustiva nem atualizada. Além disto, o fato de termos acordo, ainda que com a previsão de intercâmbio, não garante que existam vagas disponíveis ou que alunos freemovers serão nomeados sem seleção prévia na Unicamp.

Palavras chave: freemover, sem acordo.

Esta resposta te ajudou?

4 votos - pontuação média: 0