DERI

O que fazer caso seu intercâmbio seja alterado pela universidade de destino?

Em algumas situações, a Universidade de destino de um estudante pode não conseguir recebê-lo da forma previamente acordada. Um intercâmbio pode precisar ser adiado ou feito online, por exemplo, por motivo de pandemias, crises políticas, greves, falta de vagas, etc.

Nestes casos, a universidade de destino irá apresentar novas condições de participação aos estudantes, que deverão avisar a DERI sobre o que preferem. Os estudantes poderão:

Desistir sem penalidade para a participação em futuros editais (com exceção das bolsas, que podem precisar ser devolvidas)
Aceitar uma das novas condições apresentadas pela universidade de destino.

Caso o estudante decida aceitar as novas condições, deve seguir os procedimentos recomendados pela universidade de destino, agindo em conjunto com quem organizou o edital ou a nomeação inicial na Unicamp.

No caso do estudante participante de um edital DERI optar por aceitar as novas condições e dar continuidade ao seu intercâmbio nos moldes sugeridos pela universidade de destino, o estudante poderá ser renomeado, desde que:

O estudante escolha uma das opções apresentadas pela Universidade de destino
A coordenação de curso aprove as novas condições do intercâmbio (nova data, ensino virtual, etc)
O estudante não integralize antes de sua ida (estudantes formados não podem participar de intercâmbio)
O acordo de intercâmbio ainda esteja vigente
Para que este procedimento seja iniciado, o estudante deve entrar em contato com o responsável da DERI listado no próprio edital do qual o studante participou assim que receber as informações e opções de mudanças.

Atenção

A DERI não é responsável por vários dos desdobramentos que podem ocorrer com o cancelamento, adiamento ou mudança de tipo de intercâmbio, como: não reembolso de despesas com viagem/visto já feitas; não autorização por parte da coordenação; integralização antes da viagem; necessidade de devolução de bolsas; interrupção do intercâmbio durante o novo período. Na dúvida, o estudante deve se informar antes de tomar qualquer decisão.

Não encontrou sua resposta? Entre em contato.

Email         3521-7988