DERI

Durante a pandemia, é possível cursar disciplinas tanto de intercâmbio quanto na Unicamp ao mesmo tempo?

Tendo em vista que durante a pandemia quase todas as disciplinas da Unicamp estão sendo oferecidas de modo remoto, temos recebido consultas de estudantes em intercâmbio sobre a possibilidade de cursar, simultaneamente, disciplinas na instituição estrangeira e na Unicamp.

Após consulta à DAC, vimos que esta é sim uma possibilidade, porém o estudante deve estar atento, já que esta situação pode afetar suas matrículas, seu afastamento, o aproveitamento das disciplinas e até mesmo alguma bolsa recebida. Veja mais detalhes abaixo:

É possível o estudante se matricular nos dois lugares ao mesmo tempo (na Unicamp e na universidade estrangeira)?

Sim, é possível, mas é preciso tomar alguns cuidados: matrículas derrubam afastamentos e vice-versa. Portanto, se o estudante estiver trancado e se matricular, seu afastamento será finalizado a partir do semestre para o qual se matricular. Já se o estudante estiver matriculado em disciplinas e seu afastamento for efetivado, as matrículas são derrubadas e o estudante fica afastado. Portanto, estudantes que não querem ser afastados não devem adicionar a documentação de afastamento no sistema da DAC e precisam ter a anuência de sua coordenação de curso, já que é obrigação do estudante manter seu plano de estudos atualizado para tê-lo no momento do aproveitamento. Além disso, algumas bolsas exigem dedicação integral ao intercâmbio, podendo haver questionamento e devolução da bolsa se o estudante não realizar com sucesso o intercâmbio no exterior. Além disto, se não houver afastamento, a informação sobre o intercâmbio não aparecerá no histórico, mesmo que haja aproveitamento de disciplinas posteriormente.

É possível aproveitar as disciplinas mesmo não sendo no semestre seguinte ao seu último semestre trancado?

Até recentemente, não, mas, com a pandemia, o aproveitamento sem ser no primeiro semestre de retorno do estudante à Unicamp após o afastamento por intercâmbio passou a ser uma possibilidade (não sabemos se esta mudança será permanente). Porém, atenção: isso não significa que as disciplinas serão necessariamente aproveitadas, já que todos os outros procedimentos de aproveitamento de estudos descritos na DAC continuam valendo, inclusive a anuência da coordenação. Neste momento, na verdade, é ainda mais crucial que você converse com sua coordenação sobre seus planos de estudo.

Aproveitamos para relembrar a todos que a DERI não é responsável pelo aproveitamento, que continua sendo gerido pela DAC em conjunto com as Coordenadorias de Graduação. Esta página reflete as informações em Janeiro de 2021, mas é fortemente recomendado que o estudante consulte sempre a DAC sobre os procedimentos de aproveitamento mais atualizados.

Não encontrou sua resposta? Entre em contato.

Email         3521-7988