consulado

O Consulado Geral da França em São Paulo convida a todos a participarem do evento de comemoração a ser realizado no dia 29/11, às 9h30 com transmissão pelo Youtube do Consulado.

O programa de cooperação científica franco-brasileira realizado por meio das Cátedras permite a mobilidade de pesquisadores franceses para uma das três universidades participantes e de pesquisadores brasileiros para instituições de ensino superior e de pesquisa. O objetivo é apoiar novas colaborações e fortalecer as cooperações preexistentes entre duas equipes de pesquisa.

Nos 10 anos do programa, foram realizados 178 projetos em várias áreas de conhecimento, dentro dos quais 12 foram desenvolvidos de forma remota por conta da pandemia.

Programação

Mesa-redonda pelo Aniversário de 10 anos das Cátedras Franco-Brasileiras do Estado de São Paulo:

9h30 : Introdução / apresentação  –  Embaixada da França – Olivier Giron, Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural.

9h35 : Apresentação Cátedras por cada Universidade participante : Unesp, Unicamp, USP.

9h45 : Projeto 1 : Alonso Bezerra de Carvalho – Nadja Maria Acioly-Régnier.

10h05 : Projeto 2 : Adrian Pablo Fanjul – Giulia Manera.

10h25 : Projeto 3 : Sonia Regina Pasian – Renata Franco.

10h45: Conversa / debate.

11h15 : Conclusão / fechamento