bruno

| Postagem original de TV BRICS

O primeiro fórum de estudantes de pós-graduação do BRICS ocorreu na Universidade Estadual de Campinas nos dias 26 e 27 de setembro. O objetivo do fórum foi estimular e promover pesquisas interdisciplinares nos países do BRICS e para identificar as implicações de COVID-19 em quatro áreas: mudança climática, desenvolvimento empresarial , desenvolvimento local, prioridades e resultados de  financiamento do New Development Bank. As delegações do BRICS, que participaram de forma presencial e remota, interagiram como se todos estivessem no mesmo local. A primeira sessão sobre mudança climática, conduzida pelo professor Xiaolong Zou da China, teve nove apresentações.

brics

“Esse fórum foi, na minha opinião, muito bem sucedido na parte de problemas técnicos que são parte desse formato híbrido, mas em relação a esse formato temos algo muito bom: nós temos muitas pessoas de todo o globo aqui em Campinas. Nós também conseguimos conectar outras pessoas que não puderam participar pessoalmente. Foi muito legal  ver a primeira apresentação sobre Florestamento que caminhou até os tópicos de problemas de saúde, problemas na economia, emprego, política, energia, mudança climática. Então, isso nos mostra que todas as histórias relacionadas aos BRICS conseguem ter um diálogo a fim de construir um novo mundo,” disse o Professor Bruno de Conti, professor associado do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

O primeiro dia terminou com 19 apresentações sobre entrepreneurship, conduzidas pelo Professor Sergey Smirnov da Rússia.

“O fórum juntou jovens acadêmicos dos países do BRICS, o que é natural, já que a nova geração é mais bem integrada à comunidade global. Essa nova geração irá, sem dúvidas, fazer uma grande diferença nos nossos países, que estão prontos para dar um salto em frente no desenvolvimento econômico. Nossos países tem um grande potencial de crescimento, o que é melhor realizado juntos, aplicando as mais bem sucedidas práticas que já foram testadas <…> o BRICS fórum é uma excelente plataforma de lançamento para jovens cientistas”, ele enfatizou.

O segundo dia começou com um poderoso discurso do Professor Fulufhelo Newswera, Reitor Executivo da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Durban, África do Sul, que discursou acerca da dinâmica dos países do BRICS. Essa apresentação iniciou um produtivo dia de sessões interativas.

O fórum foi concluído com um solene e significante momento: um Memorando de Compreensão foi assinado entre a Universidade de Tecnologia de Durban e da Universidade Estadual de Campinas, estabelecendo uma forte relação para o futuro entre as duas universidades do BRICS.

“Eu acredito que o Fórum de Pós-graduação do BRICS correu bem. Foram dois dias de trocas acadêmicas, interessantes discussões sobre variados tópicos, desde gestão e empreendedorismo até finanças e mudanças climáticas. Participamos de muitos trabalhos, e em mais de 60 trabalhos poucos não avançaram, mas, no geral, tivemos uma boa conferência. Assinamos um MOU com a Universidade no Brasil e esperamos cooperações interessantes em 2023 ao sediar o BRICS Academic Forum na África do Sul, paralelamente a isso esperamos também sediar o BRICS Postgraduate Forum. Esperamos que os acadêmicos do BRICS estejam na África do Sul por volta de abril do próximo ano”, resumiu Fulufhelo Newswera.

Original: TV BRICS