Avança cooperação da University Texas Health Science Center com a Unicamp

Na manhã desta quarta-feira (23), na sala 2 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o professor Pablo Vargas, Diretor Executivo de Relações Internacionais (DERI) participou como mediador de uma conferência internacional, via skype, com a Universidade do Centro da Ciência da Saúde de Texas (UTHSCSA) em San Antonio, Texas. Estava na reunião além do professor Vargas, o professor Rodrigo Bueno de Oliveira, Chefe do Escritório Internacional da Faculdade de Ciências Médicas e por parte da UTHSCSA a Sra. Julie Wilbers, responsável pelas relações internacionais.

A conferência surgiu pelo fato de que entre o fim do mês de julho e início de agosto, o professor Pablo Vargas, visitou a Universidade do Centro da Ciência da Saúde de Texas (UTHSCSA) em San Antonio, Texas. A visita acadêmica teve por objetivo explorar possibilidades de novas cooperações internacionais.

De acordo com o professor Pablo, a Universidade é muito bem estruturada com edificações novas e bem organizada. “Durante a minha visita, também conheci a Sra. Julie Wilbers, responsável pelas relações internacionais onde propusemos acordos de mobilidade estudantil, tanto alunos de graduação quanto de pós, entre as universidades na área de saúde”, comentou.

Dentro da programação, Vargas ainda conseguiu um tempo para mais uma visita em outra Universidade, a de St. Mary’s University, onde pode conhecer o professor Mark Lokensgard, professor de português e estudos brasileiro, que abriu possibilidades para convênios na área de humanidades e já foi agendada uma visita do professor Mark à Unicamp no primeiro semestre de 2018.

“Um grande diferencial com St. Mary’s University é que o professor Mark prepara os alunos americanos para a mobilidade internacional, seja de economia, administração, relações internacionais, filosofia e outras áreas, então o aluno estuda o português e vem, quebrando a barreira da língua”, explicou Vargas.

O professor Mark participa do conselho municipal de San Antonio que tenta identificar “Sister Cities” de San Antonio e estara trabalhando na viabilização de Campinas se tornar Cidade Irma de San Antonio, mas para isso alem da Unicamp outros setores da cidade de Campinas deverão estar envolvidos neste acordo. Isto sera discutido no primeiro semestre de 2018 quando o Prof. Mark visitar a Unicamp.

Também o professor Vargas teve a oportunidade de discutir possíveis colaborações e mobilidade de alunos com o professor Anibal Diogenes (Chefe da Residência em Endodontia da Faculdade de Odontologia UTHSCSA). Outras colaborações com a Faculdade de Odontologia também estão sendo prospectadas.

A conferência gerou muito interesse da Universidade do Texas, além da odontologia a área médica foi o foco para cooperação, como pediatria, hematologia, oncologia e a nefrologia, onde o professor Rodrigo Bueno pode viabilizar a relação nos interesses comuns de ambas universidades, e já surgiu o convite para que ele visite UTHSCSA no próximo mês de outubro.

University of Texas Health Science Center At San Antonio

O Centro de Ciências da Saúde Texas em San Antonio (Texas Health Science Center at San Antonio) é uma universidade pública localizada em San Antonio, Texas. A instituição foi fundada em 1959 e recebe, atualmente, mais de 3 mil estudantes. São oferecidos cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Psicologia, Radiologia, Cirurgia, Urologia, Fisioterapia, Respiratory Care, Enfermagem, etc. Estes cursos são oferecidos pelas escolas de Odontologia, Pós-graduação em Ciências Biomédicas, Profissões da Saúde, Medicina e Enfermagem. A universidade tem também dois departamentos acadêmicos afiliados: a Faculdade de Farmácia e a Escola de Saúde Pública.

St Mary’s University of San Antonio

A Universidade St. Marys (St. Marys University) é uma instituição particular católica fundada em 1852. Localizada em San Antonio, Texas, ela recebe mais de 3.900 estudantes e oferece uma grande variedade de bacharelados, programas especiais e mestrados. Os mais de 40 mestrados e outros diplomas de pós-graduação são outorgados pelas escolas de Humanas e Ciências Sociais; Ciência, Engenharia e Tecnologia; Negócios; Direito; e Pós-Graduação.

Serviços Internacionais UTHSCSA

O Escritório de Serviços Internacionais (OIS) fornece serviços, programas e informações de educação internacional para a UTHSCSA. Funciona como o centro administrativo e fonte de informação para todas as atividades de educação no exterior da Universidade, incluindo o desenvolvimento de acordos internacionais e o gerenciamento de programas de intercâmbio. Julie Wilbers, JD, Diretora